Partindo da premissa que você deseja realizar uma reforma, seja comercial ou residencial, ou até mesmo na área comum do seu condomínio, você provavelmente necessitará de um Laudo Técnico para ter sua obra liberada para execução.

O Laudo Técnico nada mais é que um documento em forma de relatório onde estarão demonstrados todos os processos que serão realizados, e de que forma serão executados, na sua reforma. No caso de um Laudo Pericial, de forma resumida, estarão apontados as patologias existentes, causa e reparos necessários, além das diretrizes corretas de execução. Estes documentos são a garantia de que a obra não afetará a estrutura do imóvel e da região, garantindo a segurança de todos.

Pode parecer que é apenas mais uma exigência burocrática, mas o fato é que o Laudo Técnico/Pericial pode evitar muita dor de cabeça ao proprietário, principalmente se elaborado por um profissional qualificado.

O Laudo Técnico é regido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mais precisamente a NBR 16.280, que estabelece as regras para reformas.

Exemplos de serviços que necessitam de Laudo Técnico:

  • Troca ou sobreposição de revestimentos;
  • Alteração em sistemas hidráulicos, sanitários e elétricos;
  • Alteração de sistemas de ventilação, exaustão e ar-condicionado;
  • Abertura de paredes e janelas, mudanças estruturais.
Por que preciso de um <strong>Laudo Técnico de Reforma?</strong>

Por que preciso de um Laudo Técnico de Reforma?

A segurança por si só deveria ser motivo suficiente. Uma obra sem acompanhamento de um profissional habilitado corre riscos desnecessários e que podem acarretar em prejuízos financeiros severos.

O profissional contratado pode te ajudar a economizar muito tempo e dinheiro executando um bom Laudo Técnico, acelerando o tempo de execução, eliminando retrabalhos e desperdícios. Além de melhorar seu acerto nas compras.

É a oportunidade de você estar ativamente presente no processo de criação e execução da sua reforma, devidamente resguardado.

Como funciona?

1ª Etapa Primeiro Contato

Ao entrar em contato conosco, pediremos detalhes de sua necessidade, para posteriormente criar uma breve análise do caso.

2ª Etapa Visita Técnica

Agendaremos uma visita técnica no local do serviço para entender melhor a dinâmica do serviço e coletar dados importantes para a elaboração do Laudo Técnico.

3ª Etapa Preenchimento da ART/RRT

Após concluída a visita técnica e coleta dos dados, entraremos no processo de criação do Laudo Técnico, englobando os serviços requisitados, como serão executados e quais materiais serão utilizados.

4ª Etapa Laudo Técnico de Reforma

Terminado a criação do Laudo Técnico, e posteriormente o preenchimento da ART/RRT, o documento estará registrado e pronto para ser enviado, assinado digitalmente. Neste passo, sua obra poderá ser iniciada, mediante o aval do síndico, caso apartamento ou condomínio.

5ª Etapa Termo de Encerramento

Após concluída a execução dos serviços, emitiremos um Termo de Encerramento, atestando que os serviços foram executados conforme as diretrizes presentes no Laudo Técnico. Neste passo, sua obra estará concluída.