Um bom gerenciamento de Obras é imprescindível em qualquer projeto, seja ele na construção civil ou mesmo uma loja de mercadorias. No ambiente competitivo que nos encontramos, é necessário estar atualizado e adotando práticas de gestão inovadoras – sempre buscando reduzir custos, gerenciar o desperdício e garantir o maior retorno possível dos seus investimentos.

O que é Gerenciamento de Obras?

Indo direto ao assunto, o Gerenciamento de Obras é o serviço que garante sua obra correndo dentro das condições perfeitas e normas técnicas vigentes. Como uma engrenagem de relógio, a obra, para que retorne o máximo sobre o investimento, necessita administração profissional. Evitar retrabalhos, gastos desnecessários, desperdício de materiais são alguns benefícios do Gerenciamento de Obras. A negligência no momento de contratar este serviço acarreta em severos prejuízos.

Como Funciona?

1. Planejamento

Um bom planejamento é o primeiro passo para uma obra sem dor de cabeça. Uma gestão profissional começa muito antes termos acesso ao canteiro. Neste passo iremos realizar um orçamento fielmente detalhado de sua obra, possibilitando compras certeiras e evitando desperdício de dinheiro. Com isso será possível montar um cronograma realista que ditará o andamento da obra, prevendo possíveis problemas e como resolvê-los, esse passo é essencial para o cumprimento de prazos.

2. Gerenciamento

Com o planejamento completo e bem definido, o profissional vai estar no dia-a-dia da obra garantindo o cumprimento das normas e dos cronogramas definidos na etapa de planejamento. Organização dos documentos necessários na obra, projetos complementares e comunicação eficaz com todos os envolvidos na obra são essenciais nesse processo.

3. Vistoria da Obra

Último e não menos importante passo do processo é acompanhar a conclusão de todos os serviços, realizar vistoria e posterior inspeção junto ao cliente. Nesse momento conferiremos quaisquer falhas e como corrigi-las prontamente. Esse passo é essencial para que seja documentada a entrega do investimento, com garantia e assistência técnica.