O que é <strong>ART?</strong>

O que é ART?

A Anotação de Responsabilidade Técnica, também conhecida pelo seu acrônimo ART, é o documento legal que identifica o responsável técnico por um serviço prestado ou obra realizada.

De acordo com a Lei nº 6.496/77, todo contrato, escrito ou verbal, para a execução de obras ou prestação de serviços profissionais na área de Engenharia fica sujeito à Anotação de Responsabilidade Técnica” ou ART.

A ART é emitida pelo Engenheiro responsável cadastrado no sistema do CREA, que têm a obrigação de realizar o registro desse documento online. A ausência deste documento na execução de Obra ou Serviço é passível de multa.

O que é RRT?

Conforme o CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo, o Registro de Responsabilidade Técnica conhecido pelo acrônimo RRT, é o documento que comprova que projetos, obras ou serviços técnicos de Arquitetura e Urbanismo possuem um responsável devidamente habilitado e com situação regular perante o Conselho para o desenvolvimento das atividades.

Qual a diferença entre ART e RRT?

Tanto ART e RRT tem a mesma força legal, sendo assim, é um documento exigido para qualquer tipo de serviços relacionados a reforma (apartamentos, casas, condomínios, comércio, etc.).

A diferença é que ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) é emitida por um Engenheiro Civil vinculado ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e a RRT é emitida por um Arquiteto e Urbanista vinculado ao CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).

Eu preciso de uma <strong>ART/RRT?</strong>

Eu preciso de uma ART/RRT?

Como dito acima, a responsabilização de um profissional habilitado pelos serviços prestados é parte essencial do processo. Em reformas, por exemplo, o síndico deve sempre ter a perícia de um profissional capacitado para avaliar os possíveis danos à estrutura do edifício e a possibilidade ou não da execução da reforma em questão.

Alguns serviços comuns que necessitam ART/RRT:

  • Troca de pisos e revestimento;
  • Envidraçamento de sacadas;
  • Remoção de paredes e elementos estruturais;
  • Reforma do sistema hidro sanitário;
  • Ampliação residencial;
  • Construção de edícula.

Como funciona?

1ª Etapa Primeiro Contato

Ao entrar em contato conosco, pediremos detalhes de sua necessidade, para posteriormente criar uma breve análise do caso.

2ª Etapa Visita Técnica

Agendaremos uma visita técnica no local do serviço para entender melhor a dinâmica do serviço e coletar dados importantes para a elaboração da ART/RRT.

3ª Etapa Preenchimento da ART/RRT

Após concluída a visita técnica e coleta dos dados, emitiremos a ART, englobando os serviços requisitados e quais materiais serão utilizados.

4ª Etapa ART/RRT registrada

Por volta de 24hs após o pagamento da ART/RRT o documento estará registrado e pronto para ser enviado, assinado digitalmente, ao proprietário. Em casos de reforma, neste passo sua reforma estará liberada para começar.